Leitura & Ciência
Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou apenas Johannes Gutenberg, teve um papel fundamental na disseminação da prática da leitura silenciosa no século XV. O desenvolvimento de um sistema mecânico proprocionou uma grande revolução na impressão de material
para leitura. Tal feito abriu as portas para o avanço da ciência baseada no conhecimento e sobretudo a disseminação em massa do conhecimento.
No coração dos diversos programas de pós-graduação (PPGs), o avanço da ciência e disseminação do conhecimento são pontos fundamentais para o densenvolvimento da sociedade.
Do latim, Lectio et Scientia pode ser traduzido para leitura e ciência. Esse espaço é dedicado a divulgação de material literário, de caráter científico e não técnico, que traz ao público em geral sugestões de leitura que vão além do escopo da pesquisa desenvolvida em nosso PPG. Todo mês, duas sugestões são apresentadas com uma pequena discussão sobre o conteúdo de cada obra.
Espera-se que as sugestões apresentadas nesse espaço deem asas à imaginação e sejam uma faísca de transformação não só da pesquisa científica, mas para que as pessoas vejam o mundo como ele poderia ser e não como ele realmente é.
Boa leitura para todos!!

Great Minds Don’t Think Alike
Great Minds Don’t Think Alike apresenta conversas entre os principais cientistas, filósofos, historiadores e intelectuais públicos que exemplificam a abertura a diversos pontos de vista e a produtiva troca de ideias. Vencedores dos prêmios Pulitzer e Templeton, ganhadores do prêmio MacArthur “gênio” e outros escritores e pensadores aclamados debatem as grandes questões: quem somos, a natureza da realidade, ciência e religião, consciência e materialismo e os mistérios do tempo. Ao fazer isso, eles também indagam como unir especialistas de diferentes áreas de estudo para considerar esses tópicos pode nos ajudar a enfrentar os riscos existenciais que enfrentamos hoje. Convocados e moderados pelo físico e autor Marcelo Gleiser, esses diálogos públicos modelam o engajamento construtivo entre as ciências e as humanidades – e mostram por que a cooperação intelectual é necessária para moldar nosso futuro coletivo.

Varieties of Scientific Experience
Originalmente apresentado na celebração do centenário das famosas Palestras Gifford na Escócia em 1985, mas nunca publicado, este livro oferece um encontro único com uma das mentes mais notáveis do século XX. A obra descreve a busca pessoal do Carl Sagan para entender a natureza do sagrado na vastidão do cosmos. Exibindo uma amplitude de intelecto nada menos que surpreendente, Sagan apresenta seus pontos de vista sobre uma ampla gama de tópicos, incluindo a probabilidade de vida inteligente em outros planetas, criacionismo e o chamado design inteligente e um novo conceito de ciência como “adoração informada”.