Leitura & Ciência

Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou apenas Johannes Gutenberg, teve um papel fundamental na disseminação da prática da leitura silenciosa no século XV. O desenvolvimento de um sistema mecânico proprocionou uma grande revolução na impressão de material
para leitura. Tal feito abriu as portas para o avanço da ciência baseada no conhecimento e sobretudo a disseminação em massa do conhecimento.

No coração dos diversos programas de pós-graduação (PPGs), o avanço da ciência e disseminação do conhecimento são pontos fundamentais para o densenvolvimento da sociedade.

Do latim, Lectio et Scientia pode ser traduzido para leitura e ciência. Esse espaço é dedicado a divulgação de material literário, de caráter científico e não técnico, que traz ao público em geral sugestões de leitura que vão além do escopo da pesquisa desenvolvida em nosso PPG. Todo mês, duas sugestões são apresentadas com uma pequena discussão sobre o conteúdo de cada obra.

Espera-se que as sugestões apresentadas nesse espaço deem asas à imaginação e sejam uma faísca de transformação não só da pesquisa científica, mas para que as pessoas vejam o mundo como ele poderia ser e não como ele realmente é.

Boa leitura para todos!!

2084: Uma ficção baseada em fatos reais sobre o aquecimento global e o futuro da Terra

James Lawrence Powell, Ph.D em geoquímica pelo Instituto de Massachusetts (MIT), aborda em seu livro o mundo no ano de 2084. Nesse ano, o autor entrevistas diversas personalidades e discute os acontecimentos globais considerando inundações, elevação do nível do mar, incêndios, dentre outros tópicos. Os cenários em discussão foram criados com bases em modelos científicos e considerando que nenhuma ação tenha sido tomada ao que diz respeito ao aquecimento global.  A obra é muito interessante. O personagem, professor Sinclair Thomas, aborda e desenvolve uma calorosa discussão sobre o fascismo e a sua volta no início do século. A obra faz um chamado ao leitor e é um berço de ideias de como a ciência da engenharia química pode contribuir para reverter os cenários apresentados. 

Starry Messenger: Cosmic Perspectives on Civilization 

Neil deGrasse Tyson, astrofísico popularmente conhecido pela reedição da série Cosmos, consagrada por Carl Segan no final da década de 70, traz em seu livro uma relfexão do ponto de vista cosmológico. O material aborda como a ciência vê o mundo e como a mente humana tem a capacidade de ajustar e recalibrar as prioridades da vida. A obra traz uma reflexão do nosso papel na reunificação da sociedade num momento que as visões culturais e políticas nunca estiveram tão polarizadas. De leitura agradável, o livro é um convite a uma taça de Pinot Noir para uma excelente roda de discussão.

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...