Laboratório Biofabris (Instituto Nacional de Biofabricação)

O foco das atividades do INCT-BIOFABRIS é a integração de aspectos computacionais, novas técnicas de processamento e desenvolvimento de biomateriais, estratégias de engenharia bio-inspiradas (biomimetismo), e os conceitos fundamentais de biologia celular e suas aplicações em Engenharia Tecidual.

Professor Responsável: Prof. Dr. Rubens Maciel Filho

E-mail: rmaciel@unicamp.br
Telefone: 3521-3958
Webpage: https://biofabris.com.br

Laboratório de Materiais e Biotecnologia

Atuação no estudo de polímeros ambientalmente degradáveis, enfocando o processamento e caracterização de formulações poliméricas parcial ou totalmente biodegradáveis no ambiente, do desenvolvimento de formulações de liberação controlada de princípios ativos para a área da saúde e para a área agrícola, de materiais antitrombogênicos e protetores radioterápicos, da síntese e caracterização de resinas termoplásticas e termofixas.

Professor Responsável: Profa. Dra. Lúcia Helena Innocentini Mei
Telefone: 3521-3935
E-mail: lumeibit@unicamp.br

Laboratório de Blendas e Compósitos Poliméricos

Atuação em termodinâmica de soluções poliméricas, no estudo de propriedades do estado sólido, no processamento de blendas poliméricas, na determinação de diagramas de fase, miscibilidade e compatibilidade de resinas. Enfoca também nanocompósitos e compósitos poliméricos, percolação reológica e elétrica de nanoargilas organofílicas e nanotubos de carbono.

Professor Responsável: Profa. Dra. Ana Rita Morales
Telefone:
3521-0399
E-mail:
morales@unicamp.br

Laboratório de Fluidodinâmica Computacional

O Laboratório de Fluidodinâmica Computacional estuda escoamentos de interesse em Engenharia Química por resolver numericamente as equaçõesprovenientes dos balanços de massa, momento de energia utilizando os métodos dos volumes finitos e o métododos elementos finitos.

O L-CFD trabalha com pacotes computacionais em CFD como o CFX/ANSYS eFLUENT/ANSYS. Entretanto o laboratório desenvolve modelos em CFD e trabalha com plataformas desotware livre como o Open-Foam.

Os trabalhos desenvolvidos atualmente abrangem estudos de equipamentosda indústria petroquímica, projeto de tanques de mistura por simulação numérica e experimental. o L-CFDdesenvolve também modelos ambientais de dispersão de efluentes. Atualmente o L-CFD possui um modelo parao estudo da dispersão de efluentes em rios que é indicado pela Cetesb, órgão de fiscalização ambiental do Estadode São Paulo.

Este modelo é citado na publicação “Controle Ecotixocológico de Efluentes Líquidos no Estado deSão Paulo” preparada pela Cetesb em 2008 que, em seu capítulo 7, que cita o modelo do L-CFD como umaexperiência bem sucedida para a determinação da zona de mistura de efluentes em rios, de forma que o L-CFDpresta também consultorias na área ambiental.

Professor Responsável: Prof. Dr. José Roberto Nunhez
Telefone:
3521-3967
E-mail:
nunhez@unicamp.br

Laboratório Avançado em Baterias

O Laboratório Avançado em Baterias atua na confecção de dispositivos para o armazenamento e conversão de energia elétrica por meio de reações eletroquímicas, desde a pesquisa fundamental de materiais até a montagem de dispositivos ou reatores pilotos. Atua também no desenvolvimento de novos materiais eletródicos e ativos para a construção de dispositivos e no projeto e comissionamento de células especiais para caracterizações in-situ e em modo dinâmico de operação buscando uma melhor compreensão dos processos internos e ao funcionamento dos materiais.

Professor responsável: Prof. Dr. Gustavo Doubek
Telefone: 3521-3944
E-mail: doubek@unicamp.br

Laboratório de Análise de Risco Industrial e Segurança Ambiental

O Laboratório de Análise de Risco Industrial e Segurança Ambiental está focado na pesquisa básica de escoamento de fluidos. As investigações de cunho teórico utilizam ferramentas “in house” de CFD (Computational Fluid Dynamics) e ferramentas abertas. As abordagens experimentais contam com técnicas a laser, particularmente PIV (Particle Image Velocimetry). Existem também vários projetos de pesquisa aplicada em otimização dos parâmetros mitigadores em análise de risco. As linhas de pesquisa estão voltadas para análise de consequência, levando em conta a simulação de explosões acidentais, incêndio e dispersão de gases. O grupo também apresenta uma linha de pesquisa na área de otimização baseada em programação matemática inteira e contínua combinada a fluidodinâmica computacional

Professor Responsável: Prof. Dr. Sávio Souza Venâncio Vianna
E-mail:
svianna@unicamp.br
Telefone: 3521-3947
Webpage: https://www.feq.unicamp.br/desq/l4r1s4/l4r1s4_index.html

Laboratório de Processos Eletroquímicos e Anticorrosão

O Laboratório de Processos Eletroquímicos e Anticorrosão é dedicado ao desenvolvimento de estudos na área de processos de remoção de metais de efluentes por eletrodeposição e aperfeiçoamento de ligas metálicas de forma a aumentar sua resistência à corrosão.

Professor Responsável: Prof. Dr. Ambrósio Florêncio de Almeida Neto
Telefone:
3521-3965
E-mail:
ambreq@unicamp.br
Webpage: https://labpea.wixsite.com/labpea

Laboratório de Nano & Biotecnologia para Desenvolvimento Avançado

O Laboratório de Nano & Biotecnologia para Desenvolvimentos Avançados estuda sistemas não-virais para a liberação de DNA e RNA, como lipossomas catiônicos e suas blendas com ácido hialurônico; nanopartículas de quitosana e suas blendas com ácido hialurônico, a incorporação de peptídeos com sinal de direcionamento nuclear para a entrega de DNA no núcleo celular. Desenvolve projetos de novos sistemas carreadores para a veiculação de DNA e RNA e processos escalonáveis para a produção de lipossomas e outras estruturas supramoleculares, enfocando sistemas massivos, através do emprego de equipamentos de alto cisalhamento (“top-down”), processsos “bottom-up” baseados na auto-organização molecular (sistemas microfluidicos) e as áreas de micro e nanofabricação.

 Professor Responsável: Prof. Dra. Lucimara Gaziola de la Torre
E-mail:
ltorre@unicamp.br
Telefone: 3521-0397
Webpage: https://websites.feq.unicamp.br/lanbda/

Laboratório de Processamento de Polímeros

Atuação no estudo de polímeros ambientalmente degradáveis, enfocando o processamento e caracterização de formulações poliméricas parcial ou totalmente biodegradáveis no ambiente, do desenvolvimento de formulações de liberação controlada de princípios ativos para a área da saúde e para a área agrícola, de materiais antitrombogênicos e protetores radioterápicos, da síntese e caracterização de resinas termoplásticas e termofixas.

Professor Responsável: Profa. Dra. Lúcia Helena Innocentini Mei
Telefone:
3521-3935
E-mail:
lumeibit@unicamp.br

Laboratório de Tecnologia de Partículas e Processos Multifásicos

O LAPROM tem acolhido alunos de graduação e pós-graduação da FEQ e outras Unidades como FEEC estudando uma grande variedade de problemas que são fundamentais bem como de ordem aplicada (fármacos, alumina, etc.).

Alguns dos tópicos estudados incluem distribuição granulométrica, propriedades, caracterização fluidodinâmica e mistura em leitos de baixa e alta velocidade; arraste; transferência de calor e massa.

Outros estudos incluem aplicações de combustão em leito fluidizado e gaseificação de combustíveis diferentes (biomassa, por exemplo).

Considerando a biomassa, alguns outros estudos gerais aplicados estão sendo feitos como: transporte, armazenagem e gestão de biomassa.

O Laboratório de Tecnologia de Partículas e Multi-Phase Processos/LAPROM têm facilidades para o estudo da fluidização.

Por exemplo, o grupo opera leitos borbulhantes e leito fluidizado circulante em escala semi-piloto, equipamentos básicos como balança, amostragem de partículas, peneiras, medidores para medição de escoabilidade e densidades entre outros. Avanços tecnológicos e científicos trouxeram muitas mudanças durante a última década.

Hoje, a popularização dos computadores e da Internet trazem inovação tecnológica para as aprendizagens mais tradicionais à educação a distância.

Nós estudamos as novas tendências em ensino de engenharia química como softwares simuladores, ambiente virtual de aprendizagem e aprendizagem baseada em projetos.
Alguns tópicos incluem transferência de momento no fluxo de fluido, fluidodinâmica em leitos fluidizados, determinação da esfericidade de partículas sólidas, entre outros.

Professor Responsável: Profa. Dra. Katia Tannous
E-mail:
ktannous@unicamp.br
Telefone: 3521-3927
Webpage: https://www.feq.unicamp.br/~katia/

Laboratório de Análise, Simulação e Síntese de Processos Químicos

Visa modelar os diversos processos de polimerização e desenvolver softwares de simulação dos principais processos utilizados pela indústria química, dedicando-se especialmente à modelagem do reator de polimerização e à caracterização do polímero produzido no reator.

Professor Responsável: Profa. Dra. Liliane Maria Ferrareso Lona
Telefone:
3521-3954
E-mail:
lona@unicamp.br

Laboratório de Controle e Automação de Processos

No Laboratório de Controle e Automação de Processos são desenvolvidas pesquisas nas áreas de controle de processos de separação (destilação contínua e batelada) e sistemas reativos; controle on-line de processos químicos através de sistemas industriais de controle; uso de técnicas de inteligência artificial em processos químicos; refrigeração industrial e controle de ciclos frigoríficos.

 Professores Responsáveis: Profa. Dra. Ana Maria Frattini Fileti e Prof. Dr. Flávio Vasconcelos da Silva
Telefones:
3521-3945 e 3521-3946
E-mail2:
afileti@unicamp.br , flaviovs@unicamp.br

Laboratório de Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos

O Laboratório de Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos atua no desenvolvimento de imunomodulador peguilado (projeto empresa-universidade), na encapsulação e liberação controlada de agentes bioativos, em processos fermentativos e enzimáticos, no desenvolvimento de microcápsulas gelatinosas e chips encapsulando bioativos (projeto universidade-empresa) e no escalonamento de processo de produção de partículas fosfolipídicas incorporando anestésicos (projeto universidade-empresa)

Professor Responsável: Prof. Dra. Liliane Maria Ferrareso Lona
Telefone:
3521- 3954
E-mail:
lona@unicamp.br

Laboratório de Desenvolvimento de Processos de Separação

As atividades do Laboratório de Desenvolvimento de Processos de Separação incluem todas as etapas pertencentes à Engenharia das Separações, as quais abrangem desde a caracterização termodinâmica dos sistemas até a minimização da geração de poluentes. Atividades experimentais e teóricas são contempladas.

Professor Responsável: Profa. Dra. Maria Regina Wolf Maciel
Telefone:
3521- 3957
E-mail:
wolf@unicamp.br

Laboratório de Desenvolvimento de Processos em Sistemas Particulados

As atividades de pesquisa deste laboratório incluem o desenvolvimento e adaptação de equipamentos e técnicas envolvendo sistemas particulados. São desenvolvidos estudos de reações gás-sólido não-catalíticas, envolvendo aspectos de transferência de calor e massa, cinética das reações e modelagem matemática dos fenômenos.

Professor Responsável: Prof. Dr. Antonio Carlos Luz Lisbôa
Telefone:
3521- 3925
E-mail:
lisboa@unicamp.br

Laboratório de Engenharia Ambiental

No Laboratório de Engenharia Ambiental estão concentradas três grandes linhas de pesquisa: Tecnologias e processos de tratamento de resíduos industriais e hospitalares e de desenvolvimento de formas multiparticuladas farmacêuticas com liberação modificada. Controle e monitoramento de emissões poluentes gasosas e particulados finos. Segurança ocupacional e de processos, e desenvolvimento de técnicas de análise de riscos. Nas duas primeiras, são utilizados os fundamentos básicos da área de fenômenos de transporte e sistemas particulados, com ênfase na aplicação de processo de adsorção, bioadsorção e secagem.
O laboratório é dotado de equipamentos analíticos importantes, tais como espectrômetros de absorção atômica com forno de grafite, espectrofotômetros de UV-vis (faixas variadas), Cromatógrafo Gasoso, Cromatógrafo de Íons HPLC, porosímetro de mercúrio, analisadores de área específica (BET) – quimi-fisissorção, potencial zeta (cargas superficiais), analisadores térmicos – DSC/TGA, picnômetro a gás Hélio, dissolutor de comprimidos, autoclave, estufas, muflas, câmara climática, jar tests, balanças de precisão e de infravermelho, sistemas de banho finito com controle de temperatura, sistemas automáticos de coletas de amostras, centrífugas de alta rotação, diversas colunas de leitos porosos, secadores e acessórios e outros equipamentos de suporte à pesquisa (purificadores de água, bombas etc).. As pesquisas são, em geral, de caráter experimental, e contam com o apoio da FAPESP, CNPq e de indústrias.

Professor Responsável: Profa. Dra. Meuris Gurgel Carlos da Silva
Telefone:
3521- 3928
E-mail:
meuris@feq.unicamp.br
Webpage: https://www.feq.unicamp.br/~meuris/

Laboratório de Engenharia Bioquímica, Biorrefino e Produtos de Origem Renovável

No Laboratório de Engenharia Bioquímica (LEB) da FEQ/UNICAMP já foram desenvolvidos diversos trabalhos de purificação e extração de proteínas em batelada em sistemas de duas fases aquosas (ou sistemas bifásicos aquosos) e por adsorção em leito fixo e expandido. Estes envolveram a recuperação de quitosanase de Bacillus cereus, peroxidase de soja, alfa-galactosidase, beta-galactosidase microbiana de diferentes origens (E. coli, Kluyveromyces lactis, Kluyveromices fragilis), xilanase alcalina de Bacillus pumilus, sendo que estas enzimas foram seletivamente extraídas com elevado rendimento, em apenas uma ou duas etapas. Aplicação de enzimas em processos industriais tem sido também investigada no LEB. Recentemente, projetos na área ambiental estão sendo desenvolvidos, tais como remoção de chumbo e de microcistina LR de águas contaminadas. Biopolímeros têm sido investigados, entre eles, a utilização de quitosana para filmes e encapsulados.

Professor Responsável: Profa. Dra. Telma Teixeira Franco
E-mail:
tfranco@unicamp.br
Telefone: 3521- 3966
Webpage: https://www.feq.unicamp.br/~telma/

Laboratório de Engenharia de Biorreações e Colóides

Desenvolvimento de estudos sobre biofilmes microbianos e avaliação do desempenho e estabilidade de biocidas. Atuação na encapsulação de agentes bioativos e no desenvolvimento de biomateriais para aplicação nas áreas médicas e farmacêuticas e no cultivo de células animais visando a expressão de proteínas recombinantes.

Professor Responsável: Profa. Dra. Ângela Maria Moraes
Telefone:
3521-3920
E-mail:
ammoraes@unicamp.br

Laboratório de Engenharia de Bioprocessos

O Laboratório de Engenharia de Bioprocessos (LEBp) realiza estudos básicos e de desenvolvimento de bioprocessos, tanto de cultivo de microrganismos aeróbicos quanto de RPB (recuperação e purificação de bioprodutos). No tocante a cultivos, o LEBp, que conta com infraestrutura básica para tal (eg., incubadoras, shakers, biorreator convencional, biorreator com fotoperíodo e estufa para extração de hemicelulose), tem se concentrado no uso de hidrolisados hemicelulósicos para a produção de óleo microbiano, cujo foco principal é a produção de biodiesel, mas comtemplando também a biossíntese de carotenoides. Na área de RPB, o LEBp conta com infraestrutura essencial para tal (eg., homogeneizador a alta pressão e sistemas cromatográficos e de cristalização) com especial atenção à precipitação/cristalização de biomoléculas, principalmente proteínas.

Professor Responsável: Prof. Dr. Everson Alves Miranda
Telefone:
3521-3918
E-mail:
eam@unicamp.br

Laboratório de Equilíbrio de Fases

No Laboratório de Equilíbrio de Fases as pesquisas desenvolvidas englobam:

  1. I) a determinação experimental de dados de equilíbrio de fases (ELV, ELL, ESL) e propriedades físico-químicas de componentes puros e misturas com especial atenção para novos solventes, mais ambientalmente amigáveis, como Líquidos Iônicos e Solventes Eutéticos. O objetivo é usar esses novos solventes para pré-tratamento e fracionamento da biomassa colaborando com desenvolvimento das biorrefinarias.
  2. II) O estudo das condições de equilíbrio de fases (ELV, ELL, ESL) e propriedades físico-químicas de combustíveis e biocombustíveis, e a descrição de tais condições e propriedades por meio de modelos termodinâmicos. Novos solventes são estudados como inibidores de formação de hidratos e para captura de gases leves. Trabalha-se também com o software Multiflash™ para ajuste de parâmetros dos modelos termodinâmicos e para descrição do equilíbrio de fases a altas pressões.

Professor Responsável: Profa. Dra. Mariana Conceição da Costa
Telefone:
3521- 3962
E-mail:
mcdcosta@unicamp.br

Laboratório de Engenharia e Processos Ambientais

O Laboratório de Engenharia e Processos Ambientais realiza pesquisas nas seguintes áreas: remoção de poluentes (metais pesados, corantes sintéticos e compostos orgânicos) de efluentes industriais por adsorção/bioadsorção; secagem como método de redução volumétrica e reaproveitamento de resíduos sólidos; monitoramento da qualidade de águas superficiais.

Professor Responsável: Profa. Dra. Melissa Gurgel Adeodato Vieira
Telefone:
3521-0358
E-mail:
melissag@unicamp.br

Laboratório para Estudos de Processos de Adsorção e Catálise

O Laboratório para Estudos de Processos de Adsorção e Catálise atua na área de preparação de catalisadores metálicos suportados, no estudo de cinética de reaçõesheterogêneas e em processos de adsorção de gases em materiais porosos e em sua preparação.

Professor Responsável: Prof. Dr. Gustavo Paim Valença
Telefone:
3521-3956
E-mail:
gpv1856@unicamp.br

Laboratório de Engenharia de Processos Fermentativos e Enzimáticos

O Laboratório de Engenharia de Processos Fermentativos e Enzimáticos desenvolve pesquisas na área de modelagem, simulação, otimização e controle de processos, dando ênfase a processos biotecnológicos que usem cana de açúcar como matéria-prima para obtenção de produtos químicos e combustíveis. Desenvolve pesquisas experimentais na área de fermentação e hidrólise de bagaço de cana de açúcar.

Professor Responsável: Profa. Dra. Aline Carvalho da Costa
Telefone:
3521-3959
E-mail:
al286899@unicamp.br

Laboratório de Engenharia de Produtos e Processos em Biorrecursos

O Laboratório de Engenharia de Produtos e Processos em Biorrecursos tem áreas de pesquisa focadas em engenharia de produtos e processos em biorrecursos, com ênfase no estudo do desenvolvimento de biofilmes ativos, aglomeração de pós alimentícios, cristalização de sacarose em confeitos açucarados, substitutos da manteiga de cacau na fabricação do chocolate (CBE), restriamento de frutas, congelamento e processamento de polpas de frutas

Professor Responsável: Profa. Dra. Ângela Maria Moraes
Telefone:
3521-3920
E-mail:
ammoraes@unicamp.br

Laboratório de Engenharia e Química de Produtos

Exploração de materiais renováveis em engenharia química envolvendo: biomateriais, biopolímeros, adsorção, qualidade de processos químicos.

Professor Responsável: Profa. Dra. Marisa Masumi Beppu
Telefone:
3521-3893
E-mail:
beppu@unicamp.br

Laboratório de Engenharia e Sistemas Complexos

O grupo de pesquisa do Laboratório de Engenharia e Sistemas Complexos dedica-se à aplicação de mecânica estatística, simulação molecular e termodinâmica de desequilíbrio para diferentes problemas industriais envolvendo fluidos complexos, como aqueles encontrados em reservatórios herméticos de petróleo e gás, baterias de lítio-ar e sistemas biológicos.

O laboratório possui várias estações de trabalho e um cluster de computadores de alto desempenho.

Professor Responsável: Prof. Dr. Luís Fernando Mercier Franco
Telefone:
3521-3894
E-mail:
lmfranco@unicamp.br
Webpage: https://sites.google.com/unicamp.br/lesc

Laboratório de Reações Poliméricas

O Laboratório de Engenharia de Reações Poliméricas da FEQ foi criado em 2018 para dar suporte à investigação de rotas eficientes e sustentáveis na síntese e funcionalização de polímeros.

Neste contexto, os fundamentos de cinética de polimerização e correlação entre microestrutura e propriedades dos polímeros são tópicos primordiais.

Atualmente, os principais desafios do grupo estão associados à polimerização de terpenos (componentes de vários óleos essenciais), bem como a avaliação das propriedades dos derivados. Algumas aplicações potenciais são como aditivos em filmes biodegradáveis para a área de embalagens ativas e/ou na área médica.

Professor Responsável: Prof. Dr. Roniérik Pioli Vieira
Telefone:
3521-3937
E-mail:
ronierik@unicamp.br
Webpage: https://sites.google.com/unicamp.br/lerp

Laboratório de Engenharia de Sistemas de Processos Químicos II

Modelagem e simulação de processos químicos. Estudos de otimização de plantas e processos químicos. Integração energética e mássica de correntes de processos químicos. Planejamento de produção de processos químicos em batelada.

Professor Responsável: Prof. Dr. Roger Josef Zemp
Telefone:
3521-3949
E-mail:
zemp@unicamp.br

Laboratório de Interação Molecular e Bioengenharia

O Laboratório de Interação Molecular e Bioengenharia realiza pesquisa na área de purificação de biomoléculas com ênfase em cromatografia de afinidade. Desenvolve criogéis adsortivos para emprego como fase estacionária em cromatografia e estuda a adsorção de biomoléculas em materiais porosos visando aplicações nas áreas médico e farmacêutica.

Professor Responsável: Profa. Dra. Sônia Maria Alves Bueno
Telefone:
3521-3919
E-mail:
alves@unicamp.br

Laboratório de Otimização, Projeto e Controle Avançado

Este Laboratório faz desenvolvimentos e aplicações dos conceitos de PSE (Process System Engineering) para o desenvolvimento de processos e produtos. São, assim, desenvolvidos modelos, procedimentos e programas computacionais e coletados dados experimentais fundamentais/necessários para projeto, simulação, otimização e controle de processos. Ênfases são dadas nas àreas de biocombustíveis, bioenergia, biorefinaria, biofabricação, biomateriais, purificação e ultrapurificação de produtos com vários tipos de separadores, prototipagem rápida, materiais, miniaturização e MENS, petróleo e petroquímica. Fazem parte destas atividades também o Instituto de Biofabricação-BIOFABRIS, LOPCA/BIOEN e o LPETROPES (VALPET). Sao desenvolvidos, além dos processos, os produtos que podem ser inclusive funcionais, como os scaffolts e bioprodutos permanentes, bioreatores para produção de biomateriais e órgãos, equipamentos como microrreatores, destiladores moleculares e suas vertentes, fermentadores com projetos alternativos e equipamentos de intensificação de processos.

Professor Responsável: Prof. Dr. Rubens Maciel Filho
Telefone:
3521-3958
E-mail:
maciel@unicamp.br

Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais

O Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais realiza pesquisas sobre poluição do ar com ênfase na análise da relação fonte-receptor, na caracterizaçãoambiental de áreas industriais degradadas e nos estudos dos poluentes fotoquímicos, compostos orgânicosvoláteis e partículas. O laboratório dedica-se também ao desenvolvimento de tecnologias de controle de emissõesde compostos orgânicos voláteis por degradação fotocatalítica com ultravioleta, adsorção em argila organofilizadae conversão catalítica. Além disso, estuda as emissões de compostos orgânicos voláteis em processos industriaise as formas de mitigação.

Professor Responsável: Prof. Dr. Edson Tomaz
Telefone:
3521-3953
E-mail:
etomaz@unicamp.br

Laboratório de Processos em Meios Porosos

No Laboratório de Processos em Meios Porosos (LPMP) são desenvolvidas pesquisas nas seguintes áreas:Fenômenos de Transporte, Transferência de Massa, Sistemas Particulados, Transferência de Calor e de Massaem Sistemas Particulados e Produtos Naturais, Secagem, Modelagem e Simulação de Processos em SistemasParticulados e Adsorção de Fármacos e Correlatos, Processos de Craqueamento Catalítico.

As pesquisasdesenvolvidas têm por objetivo estudar os fenômenos envolvidos na fluidodinâmica, transferência de calor e demassa com e sem reações químicas em sistemas e/ou processos que envolvem materiais de diversas naturezas,utilizando-se técnicas de contato em leitos fixos e móveis, ressaltando as técnicas em leito de jorro, fixo,fluidizado, pneumático, downer, riser, ciclone e leito móvel simulado.

Para dar efeito às pesquisas experimentais,o LPMP conta com 60 m2, distribuídos em duas salas, e possui a seguinte infra-estrutura: estação de trabalho,computadores, impressoras; sistema de medição tridimensional dos campos de velocidade e de sólido por análisede imagens (PIV-Tomo); sistema de medição baseado em sondas de fibras ópticas; unidade de ozonização emleito borbulhante, incluindo reator para a obtenção de solubilidade; unidade multi-propósito destinada acraqueamento catalítico, descascadora de cereais; unidade de refrigeração; extratores de óleos essenciais;sopradores de ar; sistema de aquecimento de ar; sistema de resfriamento de ar; secadores em leito fixo, decontato indireto com agitação mecânica o qual pode operar a vácuo o aberto à atmosfera; sistemas de alimentaçãode sólidos; ciclones; sistemas de aquisição de dados; balanças analítica e semi-analíticas; psicrômetros; estufa deesterilização e secagem; dessecador; termopares; medidores de vazão; vidrarias em geral.

Professor Responsável: Prof. Dr. Marco Aurélio Cremasco
Telefone:
3521-3931
E-mail:
cremasco@unicamp.br

Laboratório de Processos de Separação

O Laboratório de Processos de Separação desenvolve pesquisas nas áreas de purificação de bioprodutos, extração líquido-líquido aplicada à biotecnologia em sistemas de micelas reversas, duas fases aquosas e em polímeros termosensíveis. Estudo de proteínas de interesse comercial, tais como bromelina, ascorbato oxidase, citocromo b5, xilanase. Estudo de técnicas alternativas ao processo “downstream”.

Professor Responsável: Profa. Dra. Patrícia Fazzio Martins Martinez
Telefone:
3521-3948
E-mail:
pfmm@unicamp.br

Laboratório de Propriedades Termodinâmicas

No Laboratório de Propriedades Termodinâmicas as atividades desenvolvidas abrangem: determinação e modelagem de dados experimentais de equilíbrio de fases e de propriedades termofísicas, desenvolvimento de metodologias preditivas de propriedades termofísicas e de processos de separação por contato entre fases.

Professor Responsável: Profa. Dra. Roberta Ceriani
Telefone:
3521-3961
E-mail:
ceriani@unicamp.br

Laboratório de Processos Termofluidodinâmicos

O Laboratório de Processos Termofluidodinâmicos (LPTF) se destina a entender os processos industriais através dos conceitos dos fenômenos de transferência de momento, calor e massa, buscando otimizar processos já estabelecidos e desenvolver novos processos químicos.

Professor Responsável: Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto
Telefone:
3521-3926
E-mail:
taranto@unicamp.br
Webpage: http://websites.feq.unicamp.br/lptf/en/

Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração

O Laboratório de Caracterização de Biomassa, Recursos Analíticos e de Calibração foi originado em 1998 com nome de Laboratório de Recursos Analíticos e de Calibração (LRAC) e reinaugurado em 2013 devido a sua expansão de área e escopo e está instalado em uma área de 1.300m2 construídos, dividida em 3 andares.

O prédio está constituído por 13 laboratórios (divididos por área de atuação), sala de reunião, recepção, almoxarifado, 5 salas de utilidades, planta piloto, casa de alta tensão/elétrica, sala de lógica e casa de máquinas, planejado com instalações que promovem a acessibilidade e trabalho seguro.

Esse laboratório dispõe de um parque instrumental contendo equipamentos diversificados e modernos, os quais permitem a realização de análises químicas e físicas em vários tipos de amostras. O acesso a este parque instrumental está disponível para a comunidade da FEQ, Unicamp, Instituições de Pesquisa e Ensino, Empresas entre outros.

Telefone: 3521-3975
Webpage: https://www.feq.unicamp.br/index.php/lrac2

Laboratório de Simulação e Otimização de Processos Químicos

O Laboratório de Simulação e Otimização de Processos Químicos desenvolve trabalhos computacionais na área de simulação e otimização de processos químicos. Na área de simulação, trabalhos recentes incluem a modelagem e simulação de reatores catalíticos trifásicos para hidroconversão de óleos pesados, envolvendo a cinética química e a fluido-dinâmica das fases. Na área de otimização, trabalhos recentes incluem a otimização de layout de plantas químicas, envolvendo distâncias mínimas de segurança e custos de tubulação e suportes. Nas duas áreas, trabalhos recentes incluem processos de remoção de poluentes em águas residuais e remoção de enxofre de óleos pesados.

Professor Responsável: Prof. Dr. Reginaldo Guirardello
Telefone:
3521-3955
E-mail:
guira@feq.unicamp.br

Laboratório de Transferência de Calor e Massa

O Laboratório de Transferência de Calor e Massa desenvolve pesquisa na área de transferência de calor em regime transiente em regeneradores de calor, em sistemas bifásicos, processos de borbulhamento, evaporadores diretos, redes de trocadores de calor, e absorção de gases com e sem reação química. Também desenvolve pesquisas voltadas à otimização de processos das indústrias de papel e celulose.

Professor Responsável: Prof. Dr. José Vicente Hallak Dangelo
Telefone:
3521-3950
E-mail:
dangelo@unicamp.br

Laboratório de Microbiologia em Materiais

Atuação no estudo de polímeros ambientalmente degradáveis, enfocando o processamento e caracterização de formulações poliméricas parcial ou totalmente biodegradáveis no ambiente, do desenvolvimento de formulações de liberação controlada de princípios ativos para a área da saúde e para a área agrícola, de materiais antitrombogênicos e protetores radioterápicos, da síntese e caracterização de resinas termoplásticas e termofixas.

Professor Responsável: Profa. Dra. Lúcia Helena Innocentini Mei
Telefone:
3521-3935
E-mail:
lumeibit@unicamp.br

Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial

Desde a sua criação, o Laboratório de Pesquisa em Processos Químicos e Gestão Empresarial preocupou-se em realizar projetos de pesquisa aplicados em parceria com as indústrias. O PQGE vem contribuindo para a formação de recursos humanos na aplicação de Fluidodinâmica Computacional em processos químicos, mais especificamente na área de refino de petróleo em parceria com a Petrobrás.

O laboratório tem investido, desde 2005, em pesquisa e inovação na área de gestão empresarial. A área de gestão empresarial já consolidou projetos junto a Votorantin Cimentos, tais como o Projeto Inclusão Digital na Cadeia de Valor da Fabricação do Cimento, o Projeto Taxonomia do Conhecimento Relativo ao Processo de Fabricação do Cimento e Gestão do Conhecimento e o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento & Formação de Profissionais para as Indústrias como Votoratim e Grupo Ultra.

Após 28 anos de interação constante com a Petrobrás/SIX e Petrobrás/CENPES, o PQGE conta hoje com a participação de outras instituições de ensino superior (FURB, UFPB e University of Pittsburgh, EUA) e de outras empresas para desenvolvimento de pesquisas, voltadas para a área de fluidodinâmica computacional aplicada ao refino de petróleo.

Professor Responsável: Prof. Dr. Dirceu Noriler
Telefone:
3521-3923
E-mail:
dnoriler@unicamp.br

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...