Leitura & Ciência
Johannes Gensfleisch zur Laden zum Gutenberg, ou apenas Johannes Gutenberg, teve um papel fundamental na disseminação da prática da leitura silenciosa no século XV. O desenvolvimento de um sistema mecânico proprocionou uma grande revolução na impressão de material
para leitura. Tal feito abriu as portas para o avanço da ciência baseada no conhecimento e sobretudo a disseminação em massa do conhecimento.
No coração dos diversos programas de pós-graduação (PPGs), o avanço da ciência e disseminação do conhecimento são pontos fundamentais para o densenvolvimento da sociedade.
Do latim, Lectio et Scientia pode ser traduzido para leitura e ciência. Esse espaço é dedicado a divulgação de material literário, de caráter científico e não técnico, que traz ao público em geral sugestões de leitura que vão além do escopo da pesquisa desenvolvida em nosso PPG. Todo mês, duas sugestões são apresentadas com uma pequena discussão sobre o conteúdo de cada obra.
Espera-se que as sugestões apresentadas nesse espaço deem asas à imaginação e sejam uma faísca de transformação não só da pesquisa científica, mas para que as pessoas vejam o mundo como ele poderia ser e não como ele realmente é.
Boa leitura para todos!!
Breaking the Habit of Being Yourself
No livro Breaking the Habit of Being Yourself, Dr. Joe Dispenza explora como pensamentos e comportamentos automáticos limitam o crescimento pessoal, propondo técnicas para transformar a realidade e alcançar nossos sonhos. Ele explica que padrões repetitivos solidificam-se na mente inconsciente, com o corpo assumindo reações automáticas influenciadas por neurotransmissores como dopamina ou cortisol.
Esses padrões tornam o corpo “viciado” nas substâncias químicas associadas, criando um programa automático que dificulta mudanças. Para romper com isso, Dispenza sugere superar três barreiras: o corpo, o ambiente e o tempo. Isso inclui visualizar objetivos como já realizados, criando alinhamento químico e mental, além de monitorar pensamentos e ações diários para mantê-los em harmonia com os sonhos.
Embora desafiador, o método propõe reprogramar a mente para construir um futuro desejado.
How to Stop Time
How to Stop Time é, acima de tudo, uma jornada pelo tempo que habita dentro de nós. Combinando aspectos históricos de viagens no tempo, no melhor estilo DeLorean (imortalizado no clássico De Volta para o Futuro), e reflexões filosóficas que dialogam com os fundamentos da psicologia, o livro nos convida a explorar como o tempo pode nos transformar, ajudando-nos a encontrar a nós mesmos e, acima de tudo, a felicidade. Com uma narrativa leve, envolvente e repleta de insights ao longo do texto, esta obra é um verdadeiro convite à introspecção e à imersão, proporcionando uma nova perspectiva sobre o que significa ser humano.